Projeção

Conceito de Projeção

A projeção, na psicologia, representa um mecanismo de defesa. Refere-se, e de acordo com Trzepacz e Baker, à atribuição/projeção, por parte do indivíduo, dos seus atributos internos (como pensamentos e/ou sentimentos, geralmente os considerados indesejáveis), a outra pessoa, a qual passa a ser considerada por este como responsável por estes atributos. Trata-se, portanto, de referir como sendo do outro, o que a pessoa não reconhece em si própria.

A projeção é inconsciente e, como função de todos os mecanismos de defesa, procura proteger o indivíduo de uma ameaça, mantendo a sua integridade. Assim, a pessoa projeta no outro os sentimentos e/ou pensamentos que por algum motivo são encarados por si como inaceitáveis, o que lhe permite reduzir a ansiedade e a angústia, uma vez que não está consciente do conteúdo projetado como lhe pertencendo.

De referir que a projeção é vista como um mecanismo de defesa imaturo e um modo de coping menos apropriado, e pode ser encontrada em perturbações da personalidade como a perturbação borderline, paranóide ou narcísica, e ainda nas psicoses.

969 Visualizações 1 Total

References:

  • Trzepacz, P., & Baker, R. (2001). Exame psiquiátrico do estado mental. Lisboa: Climepsi Editores.
969 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.