Processo Primário

Conceito de Processo Primário: O processo primário é um dos modos de funcionamento do aparelho psíquico, designado por Sigmund Freud (1856-1939), a par do…

Conceito de Processo Primário

O processo primário é um dos modos de funcionamento do aparelho psíquico, designado por Sigmund Freud (1856-1939), a par do processo secundário.

O processo primário corresponde a tudo aquilo que é inconsciente: conteúdos, representações, imagens, ações, palavras, entre outros. É uma forma de funcionar segundo princípio do prazer, em que o objetivo é escoar toda e qualquer tensão interna, estimulada ou não pelo externo. Está associada às patologias mais graves tais como a esquizofrenia, autismo, psicose paranoide e perturbações limite da personalidade. Também é mencionado nas descompensações e surtos psicopatológicos e também nas neuroses variadas. Todo e qualquer ser humano, pode funcionar sob o processo primário em determinadas ocasiões sem que isso tenha qualquer significado clinico.

Numa análise metapsicológica, o processo primário pode ser explicitado segundo três eixos ou pontos:

Do ponto de vista tópico, o processo primário carateriza o inconsciente

Do ponto de vista económico-dinâmico, o processo primário carateriza-se como a energia psíquica, escoa-se livremente sem impedimentos de uma representação a uma outra e assim sucessivamente, de acordo os mecanismos de deslocamento e de condensação.

2745 Visualizações 1 Total
2745 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.