Paula Heimann

Paula Heimann, médica, psicanalista, que nasceu em 1899 em Dantzig. Estudou em diversas universidades alemãs antes de se fixar em Berlim. Fez tratamento do Theodor Reik. Foi membro da Deutsche Psychoanalitische Gesellschaft (DPG) em 1932 mas depois obrigada a emigrar para fugr do nazismo instalou-se em Inglaterra – Londres – a convite de Ernest Jones.

Integrou-se na BPS – British Psychoanalytical Society. Conheceu Melanie Klein e desde cedo se tornou amiga e confidente desta. Tornou-se a sua filha adotiva. Fez também análise com Melanie Klein e foi uma das suas discípulas assídua. Durante vários períodos controversos, Paula Heimann apoiou a sua amiga, psicanalista e professora: pela morte trágica do seu filho mais velho e as diversas controvérsias no seio da comunidade psicanalítica.

Paula Heimann foi uma das psicanalistas didatas mais importantes da sociedade britânica de psicanalise (BPS) e ficou conhecida pelos seus trabalhos notáveis sobre a contra-transferência e a identificação projetiva e as relações objetais.

Entrou em conflito com a sua antecessora – Melanie Klein – em 1949 a propósito das suas conceções sobre a contra-transferência e aderiu ao grupo dos Independentes.

Faleceu em 1982.

Palavras-Chave: Paula Heimann, Contra-Transferência, Melanie Klein, Grupo dos Independentes, BPS, Ernest Jones

 

Bibliografia:

Roudinesco, E. & Plon, M. (2000). Dicionário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Inquérito. (obra original publicada em 1997)

Laplange, J. & Pontalis, J.-B. (1990) Vocabulário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Presença (obra publicada em 1967)

985 Visualizações 1 Total
985 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.