Paranóia

O termo paranóia deriva de uma palavra grega que significa paranóia. É um termo muito antigo, inicialmente utilizado em psiquiatria e depois pelas mãos de Sigmund Freud, desviado e adotado pela psicologia clinica e pela psicanalise. No século XIX, o termo paranoia englobava o conjunto de delírios, foi estendido por Emil Kraepelin (1856 – 1926). Este psiquiatra reconhecia, ao lado das formas hebefrénicas e catatónicas da demência precoce, uma forma paranóide em que ocorre o delírio pouco sistematizado e acompanhado de inafetividade e que evolui para demência terminal.

 

Para Sigmund Freud, a paranoia incluía não só o delírio de perseguição mas também a erotomania, o delírio de ciúme, o delírio de grandeza. Já Com Eugen Bleuler (1857 – 1939) encontramos a paranoia ligada ao mecanismo de dissociação.

 

Em psicologia clinica e em psicanalise atualmente, a paranoia está associada nas suas diversas modalidades delirantes pelo seu caracter de defesa contra a homossexualidade, com Sigmund Freud. Com Mélanie Klein (1888 – 1960) a paranoia surge numa das fases do desenvolvimento psíquico precoce, a posição paranoide, para significar uma forma relacional que se centra em torno do fantasma de perseguição pelos maus objetos parciais.

 

Palavras-chave: paranoia, Eugen Bleuler, Melanie Klein, Sigmund Freud, Emil Kraepelin, psicanalise, psiquiatria.

Bibliografia:

Atkinson, S. & O’Hara,S. (2014). O Livro de Psicologia. Barcarena: Marcador Editores

Larousse-Bordas (2007). Dicionário Temático Larousse – Psicanalise (Dir. Pajouès, J.). Porto Alto: Temas e Debates

Laplanche, J. & Pontalis, J.-B. (1990) Vocabulário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Presença (obra original publicada em 1967)

Roudinesco, E. & Plon, M. (2000). Dicionário de Psicanalise. Mem Martins: Editorial Inquérito

951 Visualizações 1 Total
951 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.