Parafrenia

A Parafrenia é um termo criado por Emil Kraepelin (1856 – 1926) e designa determinadas psicoses crónicas de evolução disruptiva e desfavorável tais como a paranoia que implica o enfraquecimento intelectual de evolução para a demência. As parafrenias aproximam-se das esquizofrenias pelas suas construções delirantes com base essencialmente na paranoia. A conceção de parafrenia caiu em desuso, estando o seu significado estrito à psiquiatria clássica.

O termo parafrenia foi reutilizado por Sigmund Freud (1856 – 1939). Considerado por este autor como impróprio para classificar a paranoia, serviu para classificar a esquizofrenia e a demência precoce. Em 1914 com o texto “ para introdução do narcisismo”, o autor designa parafrenia um grupo de paranoia-esquizofrenia e também para designar a esquizofrenia como parafrenia propriamente dita. Este termo foi abandonado pelo autor e substituído pelas conceções sobre a esquizofrenia de Eugen Bleuler (1857 – 1939).

 

Atualmente, o termo parafrenia caiu em desuso, tendo sido substituído, quer pelas diferentes conceptualizações de esquizofrenia em psiquiatria e em psicologia clinica, quer pelas conceptualizações diversas de psicose e demência também em psiquiatria e psicologia clinica.

 

Palavras-chave: parafrenia, Emil Kraepelin, Sigmund Freud, Eugen Bleuler, paranoia, esquizofrenia, demência

 

Bibliografia:

Atkinson, S. & O’Hara,S. (2014). O Livro de Psicologia. Barcarena:Marcador Editores

Larousse-Bordas (2007). Dicionário Temático Larousse – Psicanalise ( Dir. Pajouès, J.). Porto Alto: Temas e Debates

Laplanche, J. & Pontalis, J.-B. (1990) Vocabulário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Presença (obra original publicada em 1967)

Roudinesco, E. & Plon, M. (2000). Dicionário de Psicanalise. Mem Martins: Editorial Inquérito

7893 Visualizações 1 Total
7893 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.