Pais Unificados

O termo Pais Unificados ou Imago dos Pais Unificados é uma expressão utilizada por Mélanie Klein (1882-1960) para designar os diversos fantasmas que representa o coito parental. Este termo é utilizado habitualmente na psicanalise de crianças para designar uma teoria sexual infantil: a mãe contendo o pénis do pai ou o pai contendo o seio da mãe, o pai na sua totalidade ou a mãe na sua totalidade, os pais inseparados confundidos num coito.

Os pais unificados ou imago dos pais unificados é uma expressão fantasmática muito arcaica e ansiogénica na vida psíquica inconsciente da criança. Este imago ao representar também um dos pensamentos sobre o sexual das crianças pequenas está associado à teoria kleiniana do complexo de édipo.

A representação da mãe incorporando o pénis do pai – o que acontece no decorrer do coito – é uma representação importante, psíquica, que influencia as representações quer a materna quer a paterna, em todo a sua extensão funcional. Fantasma que assenta na ausência da diferença de sexos e na ausência da castração da mulher. Representação da mulher como contentor, receptáculo de bons e maus objetos. Apresenta um caracter forte, sádico.

Está associado a um outro fantasma que é o da mulher com pénis. Mãe fálica provida de pénis feminino remontando a angústias muito arcaicas, primitivas, que ao longo de tempo que se modificando por inúmeros deslocamentos e simbolismos, sempre buscando na fonte energia: o pénis incorporado pela, as relações sexuais dos pais, o pai incorporando o seio materno.

Palavras-Chave: imago, arcaico, pénis, seio, sexo dos pais, Melanie Klein, complexo de édipo

Bibliografia:

Larousse-Bordas (2007). Dicionário Temático Larousse – Psicanalise ( Dir. Pajouès, J.). Porto Alto: Temas e Debates

Laplanche, J. & Pontalis, J.-B. (1990) Vocabulário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Presença (obra publicada em 1967)

Roudinesco, E. & Plon, M. (2000). Dicionário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Inquérito. (obra original publicada em 1997)

700 Visualizações 1 Total
700 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.