Stanley Milgram

Biografia de Milgram, Stanley: Stanley Milgram, psicólogo formado pela Universidade de Yale, nasceu em 1933 e morreu em 1984 e ficou conhecido pela…

Biografia de Milgram, Stanley

Stanley Milgram, psicólogo formado pela Universidade de Yale, nasceu em 1933 e morreu em 1984 e ficou conhecido pela sua experiência sobre a obediência à autoridade. Esta experiência pressupunha o pedido do investigador a um sujeito que administrasse choques elétricos a outra pessoa tentando perceber que percentagem de pessoas chegava a administrar o máximo de intensidade nos choques. Esta investigação pretendia explicar os crimes cometidos pelas forças nazis contra judeus, uma vez que as ordens que os soldados recebiam iam contra o bom senso humano. Embora as vitimas dos choques elétricos fossem cúmplices do investigador e, na verdade, só fingirem o sofrimento, 65% dos participantes infligiram o máximo de intensidade nos choques elétricos (450volts) e os restantes chegaram ao 300volts. Desta forma, ficou provado que a maioria dos seres humanos pode infligir dor a outro ser humano desde que tenha algum benefício com isso. Neste caso, os participantes recebiam uma recompensa monetária pela sua participação.

Esta investigação foi bastante contestada pela comunidade científica pelas considerações éticas inerentes à mesma.

755 Visualizações 1 Total
755 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.