Mericismo

Conceito de Mericismo: O mericismo encontra-se inserido nas perturbações do comportamento alimentar que aparecem na primeira infância ou no início da…

Conceito de Mericismo

O mericismo encontra-se inserido nas perturbações do comportamento alimentar que aparecem na primeira infância ou no início da segunda infância. A sua característica essencial é a regurgitação e mastigação repetidas, durante o período de pelo menos um mês, após um período de funcionamento normal. No mericismo, os alimentos voltam à boca, sem náuseas, vómitos, repugnância ou outros problemas gastrointestinais associados. A criança cospe os alimentos, ou ainda mais frequentemente, mastiga-os e deglute-os novamente. Estes sintomas não ocorrem devido a nenhuma outra perturbação do comportamento alimentar, nem devido a nenhuma doença do estado físico geral. Esta problemática é mais frequente em crianças pequenas, mas também pode ocorrer em crianças mais velhas, sobretudo se tiverem uma deficiência mental. As crianças com mericismo apresentam uma postura muito característica, reclinando e arqueando as costas com a cabeça inclinada para trás, fazendo movimentos de sucção com a língua, dando a impressão que experienciam prazer com a actividade. Estas crianças apresentam-se, ainda, irritadas e famintas entre os períodos de regurgitação, estando na grande maioria dos casos mal nutridas uma vez que a regurgitação ocorre após a ingestão, mesmo quando ingerem grandes quantidades de comida. Com o mericismo pode também haver perda de peso, ausência de aumentos ponderais esperados e até morte. Problemas psicossociais como a falta de estimulação, abandono, situações vitais stressantes e problemas na relação pais-filhos são factores predisponentes para o desenvolvimento do mericismo. Apesar de ser pouco comum, o mericismo tem uma maior prevalência no sexo masculino do que no feminino., tendo como idade de início entre os 3 e os 12 meses de idade, podendo a remissão ocorrer espontaneamente e em raros casos pode ter uma evolução contínua.

1953 Visualizações 1 Total
1953 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.