Biografia de Carl Jung (1875-1961)
Carl Gustav Jung nasceu na Suíça em 1875, filho de um ministro protestante e com vários tios protestantes também. Teve uma irmã, nove anos depois. Ainda criança, Jung suspeitava que o seu pai não acreditava genuinamente nos ensinamentos da igreja, mas temia enfrentar as suas dúvidas com honestidade. A mãe de Jung era emocionalmente instável e, segundo ele, tinha poderes sobrenaturais.
Inicia estudos em Medicina em 1895 e ainda jovem na psiquiatra, Jung desenvolve uma técnica de associação de palavras para revelar os complexos emocionais dos seus pacientes, dá conferências na Universidade de Zurique e, em 1909, abre um consultório particular.
Acolheu com entusiasmo a obra psicanalítica de Freud e defendeu-a, apesar das controvérsias de que era alvo. Após um período de troca de correspondência e de admiração mútua, Freud e Jung encontraram-se no consultório de Freud em Viena.
Esse primeiro encontro terá tido uma duração de cerca de treze horas e fruto dos interesses comuns e desse seu encontro, mantiveram correspondência activa (publicada mais tarde).
Em 1909, viajaram juntos para os Estados Unidos da América para apresentar a Psicanálise nas conferências presididas por G. Stanley Hall, na Clark University, tendo sido muito bem recebidos.
Jung foi presidente da Associação Psicanalítica de Zurique e Freud queria que ele lhe sucedesse na presidência da Associação Psicanalítica Internacional, considerando vantajoso estender a influência da psicanálise para além do círculo Judaico. Comunicou a sua intenção a Jung numa carta em que se referia a este como o “príncipe coroado”, e Jung respondeu com gratidão, referindo-se a Freud como uma figura paterna.
Contudo, antes que isso se realizasse, a relação pessoal ente os dois rompeu-se. Jung achava que Freud enfatizava excessivamente o papel da sexualidade na sua teoria e subestimava o potencial do inconsciente para contribuir de forma positiva para o crescimento psicológico. Fruto deste conflito e da “crise da meia idade” Jung retirou-se dos seus trabalhos académicos e dedicou-se à introspecção.
Jung há muito que se interessava pelos fenómenos místicos, sendo que a sua dissertação de doutoramento incluía experimentos com seu primo, um “médium” espírita.
A Carl Jung está intimamente associada a Psicologia Analítica e a ele se atribui a origem dos conceitos de “Inconsciente Colectivo” e “Arquétipos”, sendo que compreender esse inconsciente colectivo foi a principal tarefa de Jung. Morre em 1961.