Insónia

Apresentação do conceito de Insónia – Inserida nas perturbações do sono, a insónia consiste numa queixa de dificuldade em iniciar ou manter o (…)

Conceito de Insónia

Inserida nas perturbações do sono, a insónia consiste numa queixa de dificuldade em iniciar ou manter o sono, ou de sono não reparador. A queixa deverá durar há pelo menos um mês e causar mal-estar significativo à pessoa, levando a dificuldades no funcionamento social ou ocupacional. Os sintomas mais frequentemente relatados pelas pessoas que sofrem de insónia estão muito relacionados com a dificuldade em adormecer e o despertar intermitente durante o sono, sendo a perpetuação destes sintomas variável. Em casos menos frequentes as pessoas queixam-se de terem um sono não reparador, ou seja, a sensação de que o sono foi agitado, de má qualidade e superficial. De notar que só se faz um diagnóstico de insónia quando há mal-estar significativo ou um défice acentuado, uma vez que há pessoas que têm dificuldades de sono, mas que no entanto, não sofrem de insónia.

A insónia está associada a um ciclo vicioso que perpetua a problemática, ou seja, a preocupação acentuada e o mal-estar associado à dificuldade em adormecer e dormir perpetua essa mesma dificuldade. Isto é, quanto mais o sujeito se esforça para dormir, maior é a frustração e o mal-estar associados e por conseguinte menos capaz é de dormir. A insónia cria hábitos desadequados na pessoa, como por exemplo a pessoa faz sestas durante o dia, ou têm um horário de sono desadequado, ou passam muito tempo na cama que o compromete o funcionamento social e ocupacional. As queixas de insónia perfazem uma média de 30 a 40% dos adultos, tendo na sua maioria um início após um período de stress psicológico, social ou médico.

O tratamento das insónias poderá ser feito mediante a combinação de medicação e de terapia através da higiene do sono.

734 Visualizações 1 Total
734 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.