Insight

Apresentação do conceito de Insight – Insight é um termo comumente usado na Psicologia. Deriva do inglês, significando a compreensão/perceção (…)

Conceito de Insight

Insight é um termo comumente usado na Psicologia. Deriva do inglês, significando a compreensão/perceção imediata de algo ou, de acordo com uma tradução mais fiel, introspeção (in=dentro; sight=vista/visão).

Este termo é muitas vezes representado em imagens por uma lâmpada que se acende por cima da cabeça, caracterizando um momento de aclaração, contudo, na psicologia, o significado de insight vai mais além.

O conceito começou a ser utilizado a partir do século XX, e a ser referido como a capacidade do indivíduo de reconhecer os sintomas psiquiátricos por si apresentados como fugindo ao normalmente esperado, e à eventual necessidade de tratamento terapêutico. Por outras palavras, consiste em sermos capazes de avaliar o nosso próprio estado interno, de olhar para dentro e ver com clareza, sendo que ter um insight é passar a ver uma situação de uma nova forma.

De acordo com os autores Trzepacz e Baker, observamos ainda que o insight é a capacidade do indivíduo estar ciente dos seus próprios pensamentos, ideias e sentimentos, ou seja, da sua realidade interna, mas também da realidade externa, sendo ressaltado que esta capacidade está relacionada com personalidades bem desenvolvidas e depende de funções cognitivas e intelectuais íntegras.

1637 Visualizações 1 Total

References:

  • Trzepacz, P., & Baker, R. (2001). Exame psiquiátrico do estado mental. Lisboa: Climepsi Editores.
1637 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.