Hanns Sachs

Hanns Sachs

Hanns Sachs, psicanalista americano, nasceu em 1881 em Viena, Áustria. Era um judeu opulento desejava ter sido escritor.

Era filho de um jurista de renome em Viena, seguiu a profissão do pai, mas cedo se interessou pela psicanalise, em especial após a leitura “A Interpretação dos Sonhos” (1900).

Em 1909 aderiu à Sociedade das Quartas-Feiras e tornou-se discípulo ortodoxo de Sigmund Freud. Foi membro do comité secreto e foi fundador com Otto Rank da revista Imago consagrou-se essencialmente a trabalhos de psicanalise aplicada e à formação de psicanalistas. Hanns Sachs foi um dos psicanalistas mais apreciados da primeira geração freudiana. Sedutor decidiu manter-se fiel a um primeiro casamento.

Instalou-se em Berlim , em 1920, e formou um numero considerável de psicanalistas no Berlinder Psychoanalytisches Intituto (BPI). Antes da regulamentação da análise didática, em 1925, Hanns Sachs convivia muito com os seus analisandos, viajando com estes. Estes traziam por sua vez os seus próprios analisandos.

12 anos depois, em 1932, Hanns Sachs foi convidado pela Boston Psychoanalytic Society (BOPS) para formar psicanalistas. Como achava que os americanos se podiam opor à psicanalise leiga, exigiu que lhe garantissem oito sessões por dia. Essa garantia foi-lhe dada e Hanns Sachs foi para os Estados Unidos, instalando-se numa casa de um Almirante, adaptando-se aos estados unidos muito bem com as mordomias com que foi recebido.

Faleceu em 1947, aos 66 anos.

Obras que mais se destacam:

Metapsicologia – Pontos de vista na técnica e na teoria, 1925

O Inconsciente Criativo, Estudos na Psicanalise de Arte, 1942,

A historia da psicanalise através dos seus pioneiros, 1966,

O Circulo Secreto, 1991

 

Palavras-Chave: Hanns Sachs, Psicanalise leiga, Analise Didática, Sigmund Freud, Berlinder Psychoanalytisches Intituto

Bibliografia:

Roudinesco, E. & Plon, M. (2000). Dicionário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Inquérito. (obra original publicada em 1997)

752 Visualizações 1 Total
752 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.