Habilitação Neuropsicológica

Conceito de Habilitação Neuropsicológica: A habilitação neuropsicológica é um método de trabalho cujo principal objectivo é promover o desenvolvimento das…

Conceito de Habilitação Neuropsicológica

A habilitação neuropsicológica é um método de trabalho cujo principal objectivo é promover o desenvolvimento das funções nervosas superiores, tais como a atenção, a memória, o pensamento, a abstração e o auto-controlo.

Para cumprir este objectivo podem ser usados exercícios cognitivos, motores e lúdicos. As sessões de habilitação neuropsicológica devem ser planeadas por um neuropsicólogo de acordo com as dificuldades específicas de cada indivíduo. Não é possível estabelecer um plano individual de habilitação sem realizar previamente uma avaliação neuropsicológica que permita identificar quais as funções nervosas superiores que estão devidamente estruturadas e as que necessitam de se desenvolver. Será com base nas capacidades mais fortes que se vão desenvolver as que estão menos estruturadas.

Apesar de habitualmente ser um trabalho desenvolvido com crianças e jovens, as sessões de habilitação neuropsicológica podem ser bastante úteis para adultos com dificuldades específicas, nomeadamente ao nível da impulsividade, da organização do pensamento e do desdobramento linguístico.

1289 Visualizações 1 Total
1289 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.