Exibicionismo

Conceito de Exibicionismo: O exibicionismo é vulgarmente definido como a tendência para se fazer notar nos demais ganhando vários significados e…

Conceito de Exibicionismo

O exibicionismo é vulgarmente definido como a tendência para se fazer notar nos demais ganhando vários significados e sendo associado a uma prática comum e socialmente aceite. No entanto, em Psicologia o exibicionismo vai muito mais além do simples fazer-se notar, sendo que o exibicionismo encontra-se inserido nas perturbações sexuais, mais especificamente na secção das parafilias. As parafilias caracterizam-se por impulsos, fantasias ou comportamentos recorrentes e intensos que envolvem objectos, actividades ou situações não habituais e provocam mal-estar clinicamente significativo ou dificuldades no funcionamento social ou ocupacional. Assim, o foco parafílico do exibicionismo envolve a exposição dos genitais do próprio a um estranho. Ou seja, há fantasias sexualmente excitantes, impulsos sexuais ou comportamentos recorrentes e intensos, durante um período de, pelo menos, 6 meses implicando a exposição dos próprios órgãos genitais a um estranho de forma inesperada. A pessoa que assim actua sente um mal-estar significativo ou dificuldades interpessoais. Pode ainda ocorrer masturbação enquanto o sujeito se expõe, ou enquanto fantasia expor-se. Habitualmente não há, por parte do expositor, desejo de continuar a actividade sexual com o estranho, estando apenas a pessoa ciente de um desejo de chocar ou surpreender o observador. Noutros casos, há a fantasia sexualmente excitante de que o observador ficará sexualmente excitado. O início deste tipo de comportamentos tende a ocorrer antes dos 18 anos, se bem que poderá iniciar-se mais tarde. Há uma tendência para a diminuição da gravidade da problemática com a idade, sobretudo após os 40.

2901 Visualizações 1 Total
2901 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.