EPQ-j

Conceito de EPQ-j: O Eysenck Personality Questionaire júnior é um questionário de personalidade e foi construído originalmente por Eysenck e…

Conceito de EPQ-j

O Eysenck Personality Questionaire júnior é um questionário de personalidade e foi construído originalmente por Eysenck e posteriormente adaptado à população portuguesa por Fonseca e Eysenck em 1989. Destina-se a crianças e adolescentes dos 7 aos 15 anos de idade e é um instrumento de autopreenchimento onde os indivíduos devem assinalar as suas respostas através de uma escala dicotómica de Sim / Não. Existe também uma versão para crianças em idade pré-escolar, onde é pedido aos pais ou cuidadores que preencham a escala, sendo, por isso, de heterorelato.

É uma escala constituída por 81 itens que, aquando do processo de cotação, se dividem em 4 subescalas: Extroversão (E), Neuroticismo (N), Psicoticismo (P) e Escala de Mentira ou desejabilidade social (L).

Este questionário assenta em pressupostos teóricos referentes à teoria de personalidade de Eysenck, mais conhecida como os “Big Three” ou teoria dos três fatores. A teoria PEN, ou a teoria dos três fatores, reporta-se à personalidade como tendo características de Psicoticismo, Extroversão e Neuroticismo. As principais características do Neuroticismo são a perceção do mundo exterior como hostil e como fonte de problemas, sendo que os indivíduos com uma elevada pontuação nesta escala reagem exageradamente a cada estímulo, manifestando maioritariamente emoções negativas. São indivíduos ansiosos, tensos, irracionais e com tendência a sentir culpa.

A extroversão diz respeito ao grau de envolvimento que o sujeito mantém nas suas relações interpessoais, apreciando a companhia dos outros. Os indivíduos com altos scores nesta escala são descritos como confiantes e enérgicos, assertivos e dominadores.

No que concerne o Psicoticismo, os indivíduos com altas pontuações nesta escala são, normalmente, frios, agressivos, impulsivos, carecendo de sentimentos de empatia e sensibilidade para com os sentimentos dos outros e costumam ter dificuldade em se adaptarem a novas situações. Alguns autores afirmam que alguns indivíduos podem ter pontuações altas nos 3 fatores, sendo que o mais comum é isto acontecer em indivíduos com comportamentos descritos como antissociais.

Como todas as provas de avaliação psicológica, este questionário é de uso exclusivo por parte de psicólogos.

1010 Visualizações 1 Total
1010 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.