Emoção instrumental

Emoção instrumental é a designação atribuída a um comportamento emocional que se destina a desempenhar um papel social ou a obter determinados ganhos de outros.

Definição de Emoção instrumental

Emoção instrumental é a designação atribuída a um comportamento emocional que se destina a desempenhar um papel social ou a obter determinados ganhos de outros. Este conceito é abordado nas vertentes experienciais, em concreto na terapia focada nas emoções desenvolvida por Greenberg e colaboradores.

O conceito de emoção instrumental evidencia expressões emocionais aprendidas pelo indivíduo como meios de obter um determinado impacto nos outros. A emoção instrumental não se restringe a um conjunto de emoções, isto é, diferentes emoções podem ser expressas de forma instrumental (e.g. expressar tristeza para obter simpatia ou cuidado dos outros; expressar zanga para obter controlo e dominação).

A emoção instrumental pode ser expressa de forma consciente ou inconsciente, não se verificando nesta última situação a consciência da tendência para a expressão instrumental de determinada emoção. Estas formas de expressão revelam-se disfuncionais, tendo um caráter frequentemente manipulatório, tornando-se formas ou mais ou menos rígidas – tornadas hábitos – de comunicar com os outros determinadas necessidades.

Estes meios de expressão contribuem muitas vezes para o desenvolvimento de ciclos interpessoais disfuncionais, nos quais o indivíduo repete esta tendência de expressão e ação, não obstante os seus objetivos e necessidades poderem não ser alcançados ou supridos desta forma. A não obtenção de ganhos decorre justamente da perceção, por parte dos outros, de que este comportamento é manipulatório ou teatral.

Noutras situações, as emoções instrumentais podem ser expressas com o intuito de estabelecer uma determinada imagem social, de acordo com regras ou valores morais e sociais.

De um modo geral, as emoções instrumentais diferenciam-se das emoções primárias adaptativas (e.g. emoção primária adaptativa de tristeza diferencia-se de emoção de tristeza instrumental), sendo importante a tomada de consciência destas tendências de expressão emocional.

Uma vez tomada consciência desta tendência e do que se pretende obter com a mesma, é possível mudar formas de expressão emocional, tornando-as mais ajustadas, inclusive na possibilidade de suprirem de forma adaptada as necessidades do indivíduo.

Palavras-chave: Emoção instrumental; emoção; terapia focada nas emoções

 

1194 Visualizações 1 Total

References:

Elliot, R., Watson, J., Goldman, R., & Greenberg, L. (2004). Learning Emotion-Focused Therapy. The process-experiential approach to change. Washington DC: American Psychological Association.

Greenberg, L., & Paivio, S. (1997). Working with emotions in psychotherapy. New York: The Guilford Press.

1194 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.