Devaneio (Sonho Diurno)

Devaneio ou sonho diurno é igualmente um enredo imaginado tal como o sonho noturno, contudo é efetuado no estado de vigília. É igualmente a realização de um desejo, com mecanismo de formação idênticos, à exceção de ter como predomínio de funcionamento a elaboração secundária.

É uma retaliação de desejos, assenta em grande parte sobre impressões deixadas por acontecimentos infantis e beneficiam para as suas criações de uma certa indulgência por parte da censura.

É entendido como sendo a génese dos sintomas histéricos e favorecendo a constituição de uma clivagem no seio do campo da consciência. O desejo que atua na sua elaboração misturou o conteúdo de é alvo alterando-lhe nova ordem para assim poder lograr na passagem pela censura contudo carece que maior enredo que a dos sonhos noturnos.

O estudo dos devaneios está exposta na obra de grande relevo para o assunto: A interpretação dos Sonhos, 1905, de Sigmund Freud.

Palavras-Chave: Sonho diurno, censura, Sonho, Sigmund Freud

Bibliografia:

Larousse-Bordas (2007). Dicionário Temático Larousse – Psicanalise ( Dir. Pajouès, J.). Porto Alto: Temas e Debates

Laplanche, J. & Pontalis, J.-B. (1990) Vocabulário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Presença (obra original publicada em 1967)

Roudinesco, E. & Plon, M. (2000). Dicionário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Inquérito. (obra original publicada em 1997)

 

2251 Visualizações 1 Total
2251 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.