Culpa

Conceito de Culpa – Segundo a definição patente no dicionário, a culpa é a responsabilidade por um acto, é um delito ou uma falta que provocou (…)

Conceito de Culpa

Segundo a definição patente no dicionário, a culpa é a responsabilidade por um acto, é um delito ou uma falta que provocou prejuízo material, moral ou espiritual a si mesmo ou ao outro. No entanto, mais do que essa simples definição a culpa é encarada como um sentimento, isto é, trata-se de um sentimento obtido após o reviver e reavaliar um acto feito anteriormente e tido como reprovável pela própria pessoa. A distância entre aquilo que fizemos ou dissemos e aquilo que deveria ter sido feito ou dito é a base do sentimento de culpa. A culpa está muito relacionada com a consciência e a moral humana, na medida em que ocorre sempre que pecamos ou erramos estando associada à frustração. O processo de identificação da culpa pode ocorrer em três planos: subjectivo, objectivo e intersubjectivo. No sentido subjectivo a culpa é um sentimento atribuído ao próprio, por avaliação dos actos de forma negativa ou associado a falhas, erros ou arrependimentos. Este tipo de avaliação é feito pela Ética e pela Psicologia. No sentido objectivo e intersubjectivo, a culpa é um atributo atribuído por um grupo a um indivíduo ao avaliar os seus actos que resultaram em prejuízo para outras pessoas. Nestes casos, a avaliação é feita pelo Direito, pela Ética e pela Sociologia.

786 Visualizações 1 Total
786 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.