Conceito de Conflito
Um conflito é algo que ocorre quando existe algum tipo de antagonismo e conceituá-lo comporta uma abordagem multidisciplinar. Embora tenha vindo a ser estudado por diferentes áreas da ciência, é nas ciências humanas e sociais que ele adquire maior destaque. De facto, ele é imprescindível às relações humanas sendo, por isso, uma propriedade básica da interacções.
Foram vários os pensadores e autores que estudaram este conceito. Se para Darwin o conflito estava presente na relação entre o indivíduo e o meio onde se encontrava (sendo um dos responsáveis pela evolução), para Marx, devido o desequilíbrio de poderes e de recursos, ele existiria sempre entre as diferentes classes sociais e para Freud ele existiria dentro do próprio indivívuo entre os desejos e as proibições impostas que lhe eram impostas.
Do ponto de vista da psicologia o conflito está inerente ao processo de desenvolvimento dos indivíduos e pode ser definido como um confronto entre duas ou mais partes que têm objectivos percebidos como incompatíveis. Está também ligado a uma parte emocional expressa pela hostilidade ou tensão, uma parte cognitiva ligada à percepção de antagonismo, onde existe uma ideia de incompatibilidade relativamente aos objectivos, metas e valores das partes. Nesse sentido, as partes envolvidas têm uma relação de interdependência, podendo esta interferir nos objectivos das partes.
O conflito pode ser visto como um risco para as relações humanas, uma vez que influencia a comunicação e fomenta a hostilidade e desmotivação, mas também pode ser visto como uma oportunidade de melhorar as relações entre as pessoas, promovendo a catarse emocional e potenciando o reconhecimento e a compreensão de diferentes pontos de vista.
Conflito vs. Problema
Importa distinguir os conceitos de conflito e de problema: Se por um lado, um problema é uma situação de difícil resolução, onde as partes têm interesse em chegar a um consenso e existe uma atitude de aproximação, no conflito existe uma escalada na hostilidade das partes, onde ambas querem sair vencedoras, gerando, por isso, uma atitude de incompatibilidade e posições rígidas.