Confabulação

Apresentação do conceito de Confabulação: O termo confabulação pode ser definido como um ato de substituir a perda de uma memória por uma fantasia ou por um, a realidade que não é…

Conceito de Confabulação

O termo confabulação pode ser definido como um ato de substituir a perda de uma memória por uma fantasia ou por um, a realidade que não é totalmente verdadeira. Este conceito implica que o sujeito conte histórias ou relate eventos que considera como reais, embora na realidade não o sejam.

Este fenómeno é comum em pacientes diagnosticados com Alzheimer, síndrome de Wernick-Korsakof, ou vítimas de algum crime a que seja questionada alguma informação da qual não se recorda. É também um fenómeno comum à amnésia pós-traumática e ao síndrome amnésia derivada do uso de substâncias psicoativas.

Muitas são as teorias que procuram explicar este fenómeno. Entre elas, algumas defendem que o sujeito confabula para se poupar do embaraço de não saber a resposta correta para as perguntas que são feitas, o que significa que a amnésia por si só não explica a confabulação.

Outro dos aspetos interessantes relativamente à confabulação é o facto dos pacientes não terem consciência de que confabula.  Isto é, para os pacientes as histórias que contam são reais, e mesmo quando confrontados com a realidade não percebem a distorção da sua história.

Uma das técnicas para avaliar a  ocorrência deste fenómeno é fazer perguntas que sejam impossíveis de responder, como por exemplo “lembra-se do que fez no dia 3 de Abril de 1810?”

1806 Visualizações 1 Total
1806 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.