Comunidades virtuais

As comunidades virtuais são os variados formatos digitais de contato que o indivíduo tem, cada vez mais, desde que tenha acesso a um ponto de internet.

As comunidades virtuais são os variados formatos digitais de contato que o indivíduo tem, cada vez mais, desde que tenha acesso a um ponto de internet.

Alguns autores explicam-nos que as comunidades virtuais, compostas pelo contato que o indivíduo tem com o mundo, cada vez com mais frequência e através dos mais diversos meios, sejam eles a multimédia, arquivos de áudio, vídeos, entre outros, são, para muitos, o seu estilo quotidiano de vida (Luccio, & Nicolaci-da-Costa 2010).

Verifica-se ainda que, não como recurso de trabalho mas até mesmo como forma de leitura, muitas são as pessoas que já aderem à leitura digital, ou seja, de forma virtual (Luccio, & Nicolaci-da-Costa 2010).

Desta forma, as comunidades virtuais, usando os mais variados recursos, um dos mais conhecidos, o formato de e-mail para trocar mensagens imediatas, tornaram-se a forma prioritária de contato em rede (Luccio, & Nicolaci-da-Costa 2010).

Não podemos ainda deixar de referir também as redes virtuais que permitem a aquisição de contatos que, mais tarde, levam à construção de relacionamentos que começam através destes canais (Luccio, & Nicolaci-da-Costa 2010).

É assim notório que as comunidades virtuais passaram a ser meios privilegiados pra que o indivíduo, em qualquer parte do mundo, desde que tenha acesso à internet através de um dispositivo que o permita, possa estar conectado a qualquer hora com toda a sua rede social virtual (Luccio, & Nicolaci-da-Costa 2010).

Conclusão

As comunidades virtuais mostram-se, cada vez mais, como o meio privilegiado para que os utilizadores de internet de todo o mundo, entrem em contato uns com os outros. As vantagens inerentes dizem respeito à possibilidade de contato instantâneo desde que haja internet disponível, e a partilha imediata do mais variado tipo de conteúdos que, de outra forma, não teria a mesma rapidez e facilidade de acesso. Atualmente as comunidades virtuais, existem na maior parte do mundo e na maior parte dos pontos do planeta.

  • Luccio, F.D, & Nicolaci-da-Costa, A.M. (2010). Blogs: De Diários Pessoais a Comunidades Virtuais de Escritores/leitores. PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2010, 30(1), 132-145.
280 Visualizações 1 Total
280 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.