Definição de comunicação intercultural
Denomina-se por comunicação intercultural, a comunicação interpessoal entre indivíduos de diferentes culturas.
A comunicação intercultural é um processo complexo, visto a cultura influenciar bastante o modo comunicamos.
Comunicar com um indivíduo de outra cultura pode ser muito difícil devido a:
– as pessoas com diferentes culturas pensam e vêm o mundo de uma perspetiva diferente;
– a comunicação noutro idioma pode não ser feita de forma clara e correta;
– existência de dificuldades de relacionamento entre grupos de culturas diferentes.
Sendo a comunicação intercultural uma área de estudo, desde 1959, no ramo da Psicologia, está a tornar-se cada vez mais relevante a sua pesquisa dentro das comunidades multiculturais crescentes na nossa sociedade.
O estudo da comunicação intercultural é geralmente influenciado pela própria definição e conceitualização dada pelo investigador.
Atualmente estão identificadas três questões principais que devem ser levadas em consideração no estudo da comunicação intercultural:
– como a cultura e a comunicação são definidas;
– validade e consistência entre as hipóteses efetuadas pelo investigador;
– necessidade do investigador ser explícito acerca dos objetivos de investigação, bem como da sua perspetiva teórica.
Em 1989 identificaram-se quarto tipos diferentes de abordagem que podem ser feitas no estudo da comunicação intercultural e que se mantém até hoje, nomeadamente:
1- discurso etnográfico que diz respeito ao significado transmitido através da própria linguagem e simbologia utilizada;
2- atitudes interculturais que se referem a uma abordagem cognitiva;
3- competências comportamentais, focada essencialmente na aplicação de competências de comunicação em context intercultural;
4- identificação cultural, referente a estudos baseados na identidade étnica e na compreensão dos valores fundamentais e tradições de uma determinada cultura.
A pesquisa em comunicação intercultural apresenta uma série de novos desafios que em ambiente monocultural não tem. Esses desafios incluem sobretudo a necessidade de encontrar items culturalmente imparciais, implementar técnicas de pesquisa adequadas na cultura em questão, e testes rigorosos, antes que os resultados de um estudo possam ser generalizados a mais do que uma cultura.