Charcot, Jean Martin

Biografia de Jean Martin Charcot: Médico parisiense, nasceu em frança em 1825 e faleceu em 1923. Da sua história é inseparável a história da hipnose…

Biografia de Jean Martin Charcot

Médico parisiense, nasceu em França em 1825 e faleceu em 1923. Da sua história é inseparável a história da hipnose, a história da histeria e das origens da psicologia e também das mulheres loucas. Foi professor de medicina e em 1862 foi nomeado chefe de serviço do hospital Salpêtrière onde estudou com Alfred Vulpian, as doenças neurológicas.

Estudou a esclerose lateral amiotrófica. Em 1870 interessou-se pela histeria e inaugurou um modo de classificação da crise histérica e da epilepsia, diferenciando-as. Defende a origem traumática e genital da histeria que tem também uma origem hereditária e orgânica. A sua insistência na cura e tratamento de pacientes histéricos levou-o a nomear três períodos no Ataque Histérico:

  • Fase Epileptoide (doente contrai como se fosse uma bola e dá a volta completa sobre si próprio)
  • Fase do Clownismo (movimento do doente em arco)
  • Fase Passional (êxtases do doente)
  • Fase terminal (crises de contrações generalizadas)

Das suas obras destacam-se os três volumes de “ Lições sobre as doenças nervosas tratadas em Salpêtrière, 1872-1887”

595 Visualizações 1 Total
595 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.