Cena Originária. Protocena

 

A cena originária ou protocena é o cenário de relação sexual entre a mãe e o pai que uma criança observou no envolvimento do casal – pais-. Pode ter sido observada mas tambem pode ter sido suposta pela criança através de determinados sinais ou indícios dados pelos pais. É a cena da relação sexual entre os pais fantasmada pela criança que pode interpretar como um ato de violência, em especial por parte do pai.

A cena originária ou cena primitiva imaginada ou observada pela criança corresponde ao coito parental que a criança não é capaz de compreender pois trata-se de uma excitação que apresenta um caracter brusco, violento. Pode ser integrada e até servir de apoio às experiências corporais pré-edipiana que a criança tem com a mãe e aos desejos que daí podem vir.

Pode desencadear um quadro de angústia. Segundo Sigmund Freud (1856-1939) a protocena é um dos elementos que falta habitualmente no tesouro dos fantasmas/fantasias sexuais inconscientes que, durante uma psicanalise pode ficar a descoberto, em especial nos neuróticos e nos homens.

Em “O Homem dos Lobos” (1919), o autor descreve o traumatismo que uma criança sofre pela observação do coito parental. Afirma que o coito é compreendido como uma violência do pai sobre a mãe, numa relação sado-masoquista. A protocena provoca excitação sexual na criança mas ao mesmo tempo é suporte à angústia de castração, enquadrada numa teoria sexual infantil de coito anal.

Palavras-Chave: Coito parental, cena primitiva, cena originária, protocena, O Homem dos Lobos, Sigmund Freud

Bibliografia:

Larousse-Bordas (2007). Dicionário Temático Larousse – Psicanalise ( Dir. Pajouès, J.). Porto Alto: Temas e Debates

Laplanche, J. & Pontalis, J.-B. (1990) Vocabulário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Presença (obra original publicada em 1967)

Roudinesco, E. & Plon, M. (2000). Dicionário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Inquérito. (obra original publicada em 1997)

987 Visualizações 1 Total
987 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.