CBCL

Conceito de CBCL

A Child Behavior Checklist ou CBCL é um questionário para pais que pretende avaliar a psicopatologia em crianças e adolescentes dos 4 aos 18 anos, e foi construído por Achenbach em 1991.

Esta escala é constituída por 2 partes: a primeira com 120 itens que correspondem a comportamentos que a criança possa ter, onde os pais devem assinalar com uma cruz uma escala de 0 (não é verdadeiro), 1 (às vezes ou em parte verdadeiro) ou 2 (muitas vezes verdadeiro), itens que constituem na maior parte afirmações e, no final, dando espaço ao cuidador para apresentar 2 afirmações à sua escolha. A segunda parte diz respeito às competências das crianças a nível da sua participação em passatempos, desportos, interações sociais.

Este instrumento encontra-se validado para a população portuguesa e é constituído por 8 subescalas: Isolamento, Queixas somáticas, Ansiedade/depressão, Problemas sociais, Problemas de atenção, Problemas de pensamento, Comportamento agressivo, Comportamento delinquente.

Este questionário faz parte de uma bateria multiaxial contruída por Achenbach, onde também existe uma prova semelhante destinada a professores (Teachers Report Form) e outra prova para a criança ou adolescente (YSR).

Sendo uma prova de avaliação psicológica, deve ser administrada e cotada exclusivamente por psicólogos.

Por vezes, pode haver incongruência nas informações recolhidas através desta prova quando comparada a outras fontes de informação, o que poderá ter várias explicações. Poderá indicar a diferença do comportamento consoante os contextos, a escassez de acesso à informação pretendida, a negação do problema ou ainda a distorção deliberada da informação que o inquirido quer fornecer.

3591 Visualizações 1 Total
3591 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.