Caracterologia

A caracterologia pode ser definida como o conhecimento dos caracteres, sendo estes entendidos como a estrutura congénita que serve como característica individual e singular. A caracterologia é a analise do individuo, da sua individualidade, dentro daquilo que o constitui como ser no seu destino.

Objeto da caracterologia : estudo metódico e sistemático da estrutura do individuo, da individualidade, isto é, do caracter.

O carácter pode ser definido como a marca que caracteriza um ser perante todos os outros seres, sendo pois o conjunto das disposições estáveis de um individuo. Estas disposições orientam as reações de um individuo na sua relação com o meio, definindo o seu modo habitual e constante de pensar e agir.

A caracterologia geral estuda os modos de ser e agir do ser humano através dos caracteres individuais estando a sua divisão em categorias. Os traços caracteriais do ser humano elaboram-se nos primeiros anos de vida. O conhecimento dos caracteres permitem a analise da personalidade no que esses na sua conjugação são diferenciados e especificados na sua originalidade individual.

Assim, segundo a caracterologia, todo o comportamento observável de um individuo é a expressão da totalidade dos fatores que constituem a personalidade. Estes podem ser entendidos como o caracter, as atitudes extra-caracteriais, a história individual e os acontecimentos que vão condicionando o individuo, o seu meio socio-económico e cultural.

O estudo da caracterologia apresenta atualmente várias orientações, desde aquelas que trilham um pensamento junto da Psicoterapia Bioenergética e da Psicanalise, como aquelas que buscam o saber junto das tradições budistas e chinesas.

Com bases da psicanalise, a caracterologia Reichiana – Wilhelm Reich (1897 -1957) – médico psiquiatra e psicanalista, colega de Sigmund Freud (1856 – 1939) baseia-se nas seguintes variáveis:

1.Densidade energética – atógena, trofo-umbilical, oro-labial

2.Emoção vivida pela mãe durante a gravidez

3.Parto: tipo, qualidade

4.Emoção da mãe passa para o bebe durante a amamentação

5.Momento preciso em que acontece a frustração

6.Qualidade e quantidade da frustração

7.Figura da pessoa que frusta

8.Ordem de nascimento

Fazer uma análise do caracter significa identificar os traços de caracter usados em especial na manifestação de sintomas, uma vez que se a criança passar por todas as etapas do desenvolvimento de forma saudável terá a possibilidade de formar no final da sua adolescência um caracter saudável. Será um adulto, tal como defende a caracterologia reichiana – genital -. Se não, desenvolverá traços patológicos.

 

Na Caracterologia Reichiana, os traços de caracter mais importantes são:

 

Carácter Genital:

-maduro e saudável,

-Ego e Super-Ego em harmonia

-Afeto presente

Carácter Neurótico:

Imaturo em termos psicológicos e afetivos

-Não doente

 

Na Metoposcopia, um tipo de caracterologia com base nas tradições budistas e ancestrais, cada ponto específico do rosto está associado um ano de vida. A metoposcopia trata da análise do caracter de um individuo através das linhas do rosto. O formato do rosto em todas as suas características físicas, fisionomia individual, correspondem a determinados traços psicológicos. Salientamos algumas dessas linhas:

Formatos básicos: Rosto Marciano, Rosto Venusiano, Rosto Jupiteriano, Rosto Saturniano – conjugados em energia (ativo, resistente, expansivo, etc), Destino (aventuroso, sagaz, seguro, etc) e Prosperidade (pitoresco, trabalhador, manipulador, etc)

Sobrancelhas: ideias, arqueadas, arredondadas, em meia lua, salgueiro, em crescente, em curva, curtas, de leão, direitas, unidas

Olhos: ideais, inclinados para a frente, grandes e cheios, inclinados para baixo, iris pequena, fundos, pequenos, salientes.

Nariz: Ideal, fino e ossudo, pequeno, aquilino, direito, comprido, extremidade arredondada, arredondado

Orelhas: ideais, grandes, pequenas e elegantes, em concha, arredondas sem lóbulos, pontiagudas, grandes com antélice bem marcada, grandes com lóbulos grandes

Boa: ideal, sorridente, regular, carrancuda, grande, de cereja, em arco, pequena

Testa: em cúpula, oblíqua, saliente, direita, quadrada, em cunha, arredondada

Malares: planos, estreitos, elevados, pronunciados

Maxilar inferior: ideal, redondo, em cunha, estreito, largo, amplo e quadrado

Queixo: fendido, saliente, recuado, oval, redondo, pontiagudo, pontiagudo e comprido, quadrado

Outras caraterísticas estão associadas ao caracter, na metoposcopia tais como espaço entre os olhos, linhas do riso philtrum, dentes, sardas e sinais, entre outros.

A caracterologia, além a sua orientação teórica é uma ciência que estuda a personalidade a partir dos traços mais visíveis e manifestos do ser humano.

 

Palavras – Chave: caracterologia, metoposcopia, Wilhelm Reich, traços psicológicos

 

Bibliografia:

Parker, D. & Parker, J. (2000). Caracterologia – Como avaliar o carácter pelo estudo do rosto – . Mem Martins: Circulo dos Leitores. (Obra original publicada em 1993)

Roudinesco, E. & Plon, M. (2000). Dicionário de Psicanalise. Mem Martins: Editorial Inquérito

1658 Visualizações 1 Total
1658 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.