Bleuler, Eugen

Biografia de Eugen Bleuler

Eugen Bleuler, médico psiquiatra alemão, nascido em 1857, em Zurique, num meio protestante de origem camponesa. Filho de um administrador de uma escola local, participou com os pais no reconhecimento dos direitos dos camponeses e na criação da universidade de Zurique, destinada a promover o desenvolvimento intelectual da jovem geração camponesa.

Inventor dos termos de esquizofrenia e do autismo, Eugen Bleuler dedicou-se desde cedo a tratar alienados vindos dos campos, escutando a sua linguagem sem os considerar como objetos de estudo. Grande pioneiro da psiquiatria do Século XX, Eugen Bleuler, defendia que a esquizofrenia não era uma demência e que se caracterizava por distúrbios primários tais como a dissociação da personalidade ou Spaltung e o encerramento em si mesmo ou autismo. Os sintomas, os delírios e as alucinações dos esquizofrénicos tinham um significado.

Depois dos seus estudos de medicina, Eugen Bleuler passou por Berna e depois por Paris, onde aprendeu com Jean Martin Charcot, em 1927. Foi um reformador do tratamento da loucura e o primeiro a propor que o pensamento freudiano fosse integrado no saber psiquiátrico, pois defendia que a doença psiquiátrica se situava ao nível das afeções psicológicas

Foi diretor do hospital de Brughölzli por onde passaram os iniciadores do movimento psicanalítico freudiano até ser substituído pelo seu filho Manfred Bleuler, no fim da sua vida, em 1939.

1880 Visualizações 1 Total
1880 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.