BASIC ID

Conceito de BASIC ID – O BASIC ID ou terapia multimodal foi desenvolvida por Arnold A. Lazarus e prevê uma junção de várias técnicas, sistemas e teorias…

Conceito de BASIC ID

O BASIC ID ou terapia multimodal foi desenvolvida por Arnold A. Lazarus e prevê uma junção de várias técnicas, sistemas e teorias provenientes de abordagens distintas ligadas à psicologia e à avaliação e consulta psicológica. Uma vez que o autor estava insatisfeito com a rigidez e limitações da terapia cognitivo-comportamental, que se baseia na análise de afetos, cognições e comportamentos, criou o modelo terapia multimodal, permintido, assim, uma compreensão mais alargada e uma resposta mais eficaz para muitos dos pedidos/queixas que os pacientes trazem às consultas.

Sendo o BASIC ID um acrónimo, são as iniciais das seguintes palavras:

Variável Descrição
B – Behavior (Comportamento) Refere-se a gestos, comportamentos, hábitos, respostas observáveis e mensuráveis aos estímulos do meio ambiente;
A – Affect (Afetividade) Diz respeito ao humor que o cliente apresenta, sentimentos e emoções;
S – Sensation (Sensações) Tem que ver com os sentidos, sensações corporais que acompanham grande parte dos estados psicologicos, como por exemplo tensão, dores, batimentos cardiacos, respiração, etc.
I – Imaginary (Imaginação) Refere-se à construção de imagens mentais sobre nós próprios e aquilo que nos rodeia, tal como a auto-estima, auto-eficácia, entre outros.
C – Cognition (Cognições) Diz respeito a pensamentos, valores, processos de tomada de decisão e resolução de problemas.
I – Interpersonal (Relações interpessoais) Refere-se a padrões de interação com as pessoas significativas para o cliente, tais como familia, grupo de pares, relações amorosas, colegas, etc.
D – Drugs (Drogas, biologia, substâncias) Tem que ver com a condição fisica geral do cliente, nomeadamente o seu estado de saúde, toma de medicamentos ou substâncias psicoativas.

 

Este modelo de avaliação e terapia vem dar resposta a alguns dos constrangimentos da psicologia comportamental tradicional, uma vez que pressupõe uma avaliação mais alargada de vários aspetos da vida e do contexto onde os clientes estão inseridos e não se foca apenas numa vertente isolada do funcionamento do individuo.

1402 Visualizações 1 Total
1402 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.