Autoconfiança em atletas

A autoconfiança em atletas diz respeito às suas crenças em relação aos resultados de acordo com a performance durante as provas ou durante os exercícios.

A autoconfiança em atletas diz respeito às suas crenças em relação aos resultados de acordo com a performance durante as provas ou durante os exercícios. Os estudos evidenciam diferentes fatores influentes tais como a motivação e a auto-eficácia.

Lavoura, Castellani e Machado (2006) associam a autoconfiança dos atletas à sua auto-eficácia, entendendo que importa a influência daquilo que estes indivíduos pensam de si mesmos.

Não menos importante, é também para Fernandes, Vasconcelos-Raposo e Fernandes (2012) a questão da ansiedade cognitiva e somática, que vão provocar diferentes tipos de motivação diretamente associados a autoconfiança aqui referida.

Desta forma, todo o seu comportamento vai ser movido de acordo com estes dois pressupostos, ou seja, aquilo que o indivíduo achar que será capaz e fazer, está diretamente ligado a ação em si (Lavoura, Castellani, & Machado, 2006).

De acordo com Lavoura, Castellani e Machado (2006) a autoconfiança em atletas diz respeito ao grau de convicção que os mesmos têm em relação às suas próprias crenças. Verifica-se maiores níveis de tensão neste sentido quando os mesmos são avaliados em função do seu rendimento, o que, por vezes, devido às oscilações que podem ocorrer em relação a autoconfiança do mesmo, não é impossível acontecer uma diminuição da performance, aquando de uma avaliação (Lavoura, Castellani, & Machado, 2006).

Alguns estudos evidenciam a forte relação que a variável autoconfiança tem com a ansiedade e a orientação para o ego dos atletas e que existem diferenças significativas dependendo se estamos perante um tipo de desporto individual ou coletivo (Fernandes, Vasconcelos-Raposo, & Fernandes, 2012).

“A autoconfiança é caracterizada como uma alta expectativa de sucesso, podendo despertar emoções positivas e combater sentimentos com medo e vergonha, além de favorecer a concentração a aumentar o esforço destinada a determinada tarefa” Machado, 2005, cit in Lavoura, Castellani, & Machado, 2006, p.3).

Conclusão

A autoconfiança em atletas está diretamente ligada aos seus afetos, à sua auto-eficácia e às suas motivações para os desportos exercidos, sejam eles individuais ou coletivos. Alguns estudos evidenciam os níveis de ansiedade mediante o facto de estarem ou não a ser avaliados que vão levar a diferentes estados de autoconfiança e, por consequência, à performance estabelecida.

385 Visualizações 1 Total

References:

  • Fernandes, M.G., Vasconcelos-Raposo, J., & Fernandes, H.M.. (2012). Relação entre orientações motivacionais, ansiedade e autoconfiança, e bem-estar subjetivo em atletas brasileiros. Motricidade, 8(3), 4-18. https://dx.doi.org/10.6063/motricidade.8(3).1152
  • Lavoura, T.N, Castellani, R.M, & Machado, A.A. (2006). OLHAR DA PSICOLOGIA DO ESPORTE SOBRE A AUTOCONFIANÇA E A AUTO-EFICÁCIA EM ATLETAS DE CANOAGEM SLALOM: relação com o rendimento esportivo.
385 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.