Assimilação

Conceito de Assimilação: No âmbito da sociologia e das ciências sociais em geral, o termo assimilação designa um processo social pelo…

Conceito de Assimilação

No âmbito da sociologia e das ciências sociais em geral, o termo assimilação designa um processo social pelo qual indivíduos e grupos de indivíduos diferentes aceitam e adquirem padrões comportamentais, tradições, sentimentos e atitudes de outra sociedade culturalmente diferente. É um ajustamento interno do próprio indivíduo ou grupo e constitui um indício da integração sócio-cultural, ocorrendo geralmente nas populações que reúnem grupos diferentes. Distingue-se, portanto, da acomodação, na qual existe um ajustamento de comportamentos mas apenas externo ao indivíduo ou grupo.

Robert Park, um importante sociólogo norte-americano que se destacou pelos seus estudos em relações de raça, migração, assimilação, movimentos sociais, etc., descreveu quatro etapas no processo de interação entre os imigrantes e a sociedade de acolhimento: contactos, competição, adaptação e assimilação. Raramente a assimilação é completa, mantendo-se quase sempre algumas características próprias de cada grupo – o grau e facilidade com que se realiza a assimilação depende essencialmente das características do grupo minoritário: casamentos interculturais, aceitação social, exercício dos direitos de cidadania, entre outros, são elementos facilitadores do processo de assimilação que dependem essencialmente das características dos grupos em causa.

5479 Visualizações 1 Total
5479 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.