Asch, Solomon

Solomon Asch, psicólogo americano, nasceu em 1907, no seio de uma família judia em Varsóvia – Polónia – . Emigrou para os Estados Unidos em 1920, aos 13 anos. Viveu com a sua família em Manhattan – East Side – e aprendeu a língua inglesa lendo Charles Dickens (1812 – 1870).

Em 1928, Solomon Asch obteve a sua licenciatura em psicologia em Nova Iorque e doutorou-se na Universidade da Colômbia em 1932, com 25 anos. Foi influenciado por Max Wertheimer (1880 – 1943) para a Teoria da Gestalt. Essa influência marcou a sua vida como psicólogo social.

 

Como professor de psicologia deu aulas no Swarthmore College em 1947 e no Instituto tecnológico de Massachusetts. Na Universidade de Harvard, dirigiu a tese de doutoramento de Stanley Milgram, antes de passar à Universidade da Pensilvania.

 

Dos seus estudos e análise de grupos e como psicólogo social, Asch Solomon defendeu que o ser humano tem tendência para se conformar, quando a maioria das pessoas à sua volta têm uma opinião diferente daquela em que um individuo acredita e com a qual se identifica. Segundo Ash Solomon, o grupo no qual um individuo está inserido exerce uma forte influência sobre todos os seus membros. Um individuo por estar inserido em determinado grupo será fortemente impelido a pensar de forma contrária às suas convicções e a seguir em conformidade com a maioria do grupo, podendo mesmo convencer-se disso.

 

Asch Solomon ficou conhecido pelo seu trabalho em psicologia social, tendo sido galardoado por diversas vezes, tenho sido uma das mais importantes a distinção da comissão cientifica da Associação Americana de Psicologia.

Faleceu aos 83 anos, em 1990.

 

Principais Obras:

Effects of Group Pressure Upon the Modification and Distortion of Jugment, 1951

Social Psychology, 1952

Opinions and Social Pressure, 1955

Studies of Independence and Conformity, 1956

 

Bibliografia:

Solomon Asch . (2014). FamousPsychologists.org. Retrieved 04:07, July 3, 2015 from http://www.famouspsychologists.org/solomon-asch/

Atkinson, S. & O’Hara,S. (2014). O Livro de Psicologia. Barcarena:Marcador Editores

Larousse-Bordas (2007). Dicionário Temático Larousse – Psicanalise ( Dir. Pajouès, J.). Porto Alto: Temas e Debates

Laplanche, J. & Pontalis, J.-B. (1990) Vocabulário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Presença (obra original publicada em 1967)

Roudinesco, E. & Plon, M. (2000). Dicionário de Psicanalise. Mem Martins: Editorial Inquérito

1819 Visualizações 1 Total
1819 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.