Binet, Alfred

Alfred Binet foi um psicólogo francês que ficou conhecido pelas suas escalas de inteligência. Alfred Binet nasceu em Nice – França – . Licenciou-se em direito, pela universidade de Nice em 1978 mas identificando-se com a psicologia, voltou a estudar , desta vez ciências pela universidade de Sobornne, em Paris.

Em 1883 aceitou um convite de Jean – Martin Charcot (1825 – 1893) para trabalhar no Hospital de la Salpêtrière. Trabalhou como psicólogo experimental e foi diretor associado ao lado de Jean Martin Charcot até este falecer.

 

Depois do seu casamento com Edouard-Gérard Balbiani e do nascimento das suas duas filhas, Alfred Binet interessou-se pela inteligência e pela aprendizagem. Em 1891, nomearam-no diretor adjunto do laboratório de psicologia experimental da Universidade de Sobornne, do qual também chegou a diretor.

 

Um dos aspetos mais notáveis de Alfred Binet foram os estudos sobre a inteligência das crianças. Aderiu ao governo francês para assim conseguir conduzir os seus estudos, medindo o coeficiente mental de inúmeras crianças, constituindo uma escala de inteligência para comparação. Com Theodore Simon, esboçou um sistema para o Teste de QI, que identificava as forças mentais e as capacidades das crianças, individualmente e por comparação com crianças da mesma idade. Esta escala foi chamada de Escala de Inteligência de Binet-Simon.

 

O seu importante trabalho sobre a inteligência levou a que fosse reconhecido e ao recolher de muitos prémios de grande prestígio tais como aquele atribuído pela academia francesa de Ciências morais e politicas ou o Premio Worth Prize Money.

 

Foi reconhecido por todos os seus pares e tido como membro pela sociedade francesa de biologia em agradecimento do seu trabalho notável no campo da psicobiologia.

 

Mesmo depois da sua morte em 1911, aos 54 anos, Alfred Binet continuou a receber honras entre elas a mudança de nome da Sociétè Libre pour l’etude psychologique de l’enfance, que depois da sua morte ficou conhecida como Sociétè Alfred Binet.

 

Palavras- Chave: Alfred Binet, Coeficiente de Inteligência, Hospital de la Salpêtrie, Jean-Martin Charcot, Psicologia, Universidade de Sobornne

 

Bibliografia:

Alfred Binet. (2014). FamousPsychologists.org. Retrieved 04:07, July 3, 2015 from http://www.famouspsychologists.org/alfred-binet/

Atkinson, S. & O’Hara,S. (2014). O Livro de Psicologia. Barcarena:Marcador Editores

Larousse-Bordas (2007). Dicionário Temático Larousse – Psicanalise ( Dir. Pajouès, J.). Porto Alto: Temas e Debates

Laplanche, J. & Pontalis, J.-B. (1990) Vocabulário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Presença (obra original publicada em 1967)

Roudinesco, E. & Plon, M. (2000). Dicionário de Psicanalise. Mem Martins: Editorial Inquérito

1310 Visualizações 1 Total
1310 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.