República

Definição de “República” e olhar sobre a sua evolução ao longo dos tempos

Até ao século XVIII o termo “república” revestiu-se de um significado especial, no sentido em que se opunha a “monarquia”, sendo que esta significava o governo de um só, impendentemente do processo de designação ou da legitimidade que a fundasse e a república, por sua vez, designava o governo de um colégio ou de uma assembleia.

Tanto a revolução francesa, como a revolução americana, contribuíram para se identificar “república” com “democracia” e com a soberania do povo.

Posteriormente, no século XIX, houve uma tentativa para se fazer a conciliação entre a monarquia absoluta e a república, nascendo, deste modo, a monarquia constitucional.

Hoje em dia, define-se “república” como uma forma de governo em que se admite a soberania do povo é admitida e exercida por representantes que o mesmo escolhe para, então, desempenharem funções de poder por um determinado período de tempo.

Esta é a forma de governo da maior parte dos estados,  assumindo, no entanto, formas diversas de acordo com a importância que é dada à soberania popular.

10 Visualizações 1 Total
10 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.