Bipartidarismo (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Conceito de Bipartidarismo: O Bipartidarismo é um sistema político (definido constitucionalmente ou de facto) que se caracteriza pela alternância no poder de dois…

Conceito de Bipartidarismo

O Bipartidarismo é um sistema político (definido constitucionalmente ou de facto) que se caracteriza pela alternância no poder de dois partidos políticos dominantes, geralmente um com Bipartidarismocariz mais conservador e outro com cariz mais progressista/liberal. O sistema bipartidário baseia-se geralmente no escrutínio por maioria, em contexto de forte consenso social, que deixa pouco espaço para alternativas ou para extremos. Para que o sistema se mantenha de forma duradoura, é necessário que os dois partidos dominantes consigam integrar os novos valores sociais e culturais e que consigam também aceitar o essencial da herança deixada pelo partido que antes teve o poder.

O bipartidarismo na forma como hoje o conhecemos teve a sua génese após a Revolução Francesa, tendo-se depois espalhado pela Europa. Surgiam assim os parlamentos bipartidários com um partido mais conservador que procurava preservar os privilégios da nobreza aristocrática, e um outro mais liberal que pretendia a equiparação dos poderes da burguesia. Um bom exemplo de um parlamento bipartidário é o caso inglês no final do século XIX, o qual era constituído pelos conservadores (tories) e pelos liberais (whigs), que iam alternando no poder. Atualmente, o caso inglês continua a ser um dos melhores exemplos de bipartidarismo, com o Partido Trabalhista e o Partido Conservador a alternarem no poder. Outro bom exemplo é o caso norte-americano, onde a alternância é feita entre o Partido Republicano e o Partido Democrata.

375 Visualizações 1 Total
375 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.