Pivô televisivo

O pivô televisivo é o jornalista que apresenta o telejornal, ou seja, o rosto do noticiário. A sua função é apresentar lançamentos para as notícias que serão apresentadas, assim como conduzir entrevistas a eventuais convidados que receba em estúdio. Além de apresentar as notícias, é importante que o pivô as leia antes da hora da apresentação em direto e que domine bem o alinhamento do telejornal.

Este profissional não deve ser definido apenas como a pessoa que apresenta o noticiário. Ele deve fazer parte do mesmo e das decisões que estão na origem da formação do alinhamento final. No entanto, e tendo em conta que as notícias são marcadas pelo imediatismo, não raras as vezes as peças são feitas em cima da hora e o texto do repórter chega às mãos do pivô mesmo antes da hora do telejornal. Deste modo, o jornalista pivô não tem muito tempo para estudar e estar a par de tudo aquilo que vai apresentar ao longo do noticiário, o que pode originar falhas no desempenho da sua função.

O alinhamento do noticiário é frequentemente modificado até à ultima da hora e, portanto, é complicado que o jornalista pivô esteja a par de tudo. Ainda assim, é fundamental que haja um esforço nesse sentido. O pivô não deve ser apenas um apresentador oral das notícias do dia. Deve, além disso, estar a par de tudo o que se passa com o alinhamento do telejornal para que a apresentação seja a mais coesa e natural possível.

Enquanto rosto do noticiário, o pivô é o profissional associado às notícias que chegam à casa das pessoas. Como tal, é muito importante que mantenha boa postura, dicção e crie empatia com a audiência que o assiste.

760 Visualizações 2 Total
760 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.