EPUB

O EPUB está presente em diversas plataformas de leitura e é muito utilizado no meio académico.

O termo EPUB designa um dos formatos mais utilizados de livro digital atualmente. É a abreviação da expressão inglesa Eletronic Publication, na tradução literal: Publicação Eletrónica. Foi projetado no início dos anos 2000, para substituir o eBook.

O EPUB permite a leitura linear e não-linear de diversos formatos de literatura: jornais, livros, revistas, etc. Seu maior diferencial aos formatos analógicos e seu antecessor, o eBook, é que é livre e aberto, permitindo a fácil edição por qualquer pessoa e pode ser lido por qualquer dispositivo de leitura.

Em 2007, quando o eBook levantou uma série de problemas no International Digital Publishing Forum, nos Estados Unidos da América (EUA), surgiu a primeira versão do EPUB. O objetivo foi suprimir a extensão anterior para que se pudesse ter uma otimização e uma padronização dos arquivos.

Mas as especificações do formato só atingiram o nível mundial em 2011. Hoje em dia, qualquer pessoa pode criar um arquivo .epub. Basta acessar algum software que permita salvar seu texto com este estilo.

EPUB

Vantagens do EPUB

Uma das maiores vantagens do EPUB sobre o eBook é a programação em HTML e a estilização em CSS. Isso permite mais possibilidades que só a inserção de hiperligações. Também já é possível por áudios, vídeos e excertos em JavaScript, tornando o arquivo animado.

Muita gente pensa que o EPUB é similar ao Portable Document Format (PDF), já que é possível transformar um em outro. Mas o PDF é muito mais limitado. Para começar, a principal diferença é o tamanho do ecrã de leitura. Os arquivos em EPUB adaptam-se ao formato do ecrã em que você está a ler, seja em um tablet ou em um telemóvel.

O PDF pode ser aumentado e diminuído, mas não se adapta automaticamente aos ecrãs. Ler em PDF torna-se então mais difícil e cansativo. É como se o EPUB fosse mais maleável, alguns leitores comentam na internet.

Os leitores digitais, quase todos, agora aceitam apenas formato EPUB. Alguns até permitem a inserção de outros arquivos, entretanto a visualização fica prejudicada. Além disso, os EPUBs ocupam muito menos espaço.

Com um leitor digital, você pode levar consigo toda a sua biblioteca, onde quer que vá. Alguns dispositivos, como Kobo e o Kindle, têm capacidade de leitura de um mês, sem nunca desligar. As baterias destes aparelhos são muito duradouras, por isso você pode desfrutar dos seus livros em qualquer lugar ou ambiente. Já existem leitores de EPUB que podem ser utilizados na água, por exemplo.

Há muitas pessoas que ficam desconfiadas do formato, pois preferem o livro analógico. Porém os dispositivos modernos de leitura possuem ferramentas para deixar a leitura exatamente igual ao papel. É como se você nem estivesse lendo de um ecrã.

Não é preciso ou obrigatório ter conexão com a internet para aceder a um conteúdo em EPUB. Contudo, os leitores em sua maioria têm conexão Wi-Fi, para que as pessoas possam comprar ou sacar os livros gratuitamente direto de suas lojas virtuais. Mesmo assim, é possível transferir os arquivos via hardware.

EPUB

Direitos autorais

Pode parecer que, com a facilidade de acesso a estes formatos, seja mais constante a rutura de direitos autorais. No entanto o EPUB faz com que aconteça exatamente o oposto. Cada arquivo contém uma assinatura digital específica, onde é sempre possível rastrear a fonte original.

As especificações técnicas de cada publicação eletrónica funcionam como um contrato entre os criadores e os sistemas de leitura de conteúdos. Por isso o formato é seguro e utilizado por inúmeras editoras.

Softwares específicos

Qualquer sistema operacional OS, Windows e Android possui softwares de leituras de textos digitais. Normalmente os programas são todos gratuitos, com exceção do Calibre, que possui uma versão profissional paga.

Por causa da sua versatilidade, o EPUB é ainda muito utilizado no ciberjornalismo.

339 Visualizações 1 Total

References:

Hilderley, S. (2017). EPUBZone – The Community and News Site for all things EPUB. Retrieved from http://epubzone.org/contact/contact-us.

339 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.