Um artigo de opinião é um texto pessoal e subjetivo em que o seu autor exprime os seus pontos de vista sobre uma ou mais temáticas.
A opinião é um tipo de texto em que o seu autor exprime as suas opiniões, pontos de vista e argumentos relativamente a assuntos que são do seu interesse. As temáticas e o estilo de escrita pode variar entre um texto leve e humorístico sobre atividades e práticas do dia-a-dia ou a análise de acontecimentos da vida social. Independentemente do estilo e do tema, o artigo de opinião tem sempre o propósito de mostrar uma opinião pessoal através de argumentos.
Um texto de opinião é pessoal e inteiramente subjetivo, sendo que o seu autor está ciente da parcialidade das suas posições, mas admite a relevância das mesmas para as partilhar de forma a convencer e converter a opinião de quem lê o artigo. As ideias defendidas no artigo de opinião são da exclusiva responsabilidade do seu autor.
Apesar de ser também um género jornalístico, a opinião é claramente distinta da notícia, uma vez que não fornece ainformações novas e não é objetiva. Com o artigo de opinião, ao contrário da notícia, pretende-se lançar o debate, criar discussão e esclarecer. Ao mesmo tempo, na maioria das vezes, os artigos de opinião procuram chamar a atenção para aspetos das notícias que, pela sua natureza meramente informativa, não podem ser tratados.
A linguagem do artigo de opinião é objetiva, simples, clara e de fácil compreensão, de forma a ser compreendida pela maioria das pessoas. Neste tipo de textos, ao contrário do que acontece nas notícias, são também comuns sinais de exclamação e interrogação. Geralmente os artigos de opinião são escritos na primeira pessoa, já que se tratam de textos com uma marca profundamente pessoal.