Xenofonte

Quem foi Xenofonte

Xenofonte-1.jpgXenofonte (Erkhia, perto de Atenas, c. 430 – Ática, c. 355 a.C.) foi um filósofo, historiador e general ateniense, e um dos mais célebres discípulos de Sócrates.

Era originário de uma família rica e influente em Atenas e, como tal, terá participado nas últimas batalhas da Guerra do Peloponeso incorporado nas fileiras da cavalaria ateniense. Dirigiu a retirada dos Dez Mil (que ele narrou em Anábase) e, mais tarde, combateu Coronéia, contra os seus concidadãos, que o tinham banido e que apenas revogaram a sentença 20 anos mais tarde.

Espírito mais curioso do que profundo, Xenofonte escreveu diversas obras, entre as quais um tratado sobre Sócrates (Memórias de Sócrates), relatos históricos (Helénicas), obras de economia doméstica (O Chefe da Casa), de política, ensaios técnicos e um romance histórico, filosófico-pedagógico (Ciropedia [A Educação de Ciro]), além de Anábase (A Retirada), que continua ainda hoje a ser a sua obra mais conhecida.

704 Visualizações 1 Total
704 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.