Técnica, segundo Heidegger

O conceito de técnica em Heidegger é apresentado a partir de uma série de conferências proferidas pelo filósofo e que foram reunidas na Obra “Ensaios e Conferências”. Heidegger diferencia Teckné e Técnica. O primeiro conceito, segundo Heidegger, nos remete a um processo de intervenção sustentável na physis (natureza). Conforme era concebido entre os antigos, em especial Aristóteles em sua obra: Poética. Por outro lado, a Técnica consiste em um processo de desvelamento, profanação, uma intervenção insustentável na physis (natureza).

Heidegger quer demonstrar a diferença existente, por exemplo, entre um moinho de vento, com sua energia limpa e disponível ao homem, e a usina hidrelétrica onde retira da natureza uma energia que não está disposição da civilização humana. Da mesma forma existe uma diferença entre o camponês que produz na sua agricultura o alimento necessário a sua sobrevivência e a agroindústria que rompe com ciclo orgânico próprio da physis (natureza). Esta mudança empreendida no comportamento humano demonstra uma lógica de desenvolvimento considerada insustentável e que é amplamente utilizada na modernidade. Não é temerário afirmar que consiste o núcleo duro de todo pensamento do homem moderno: profanar, desvelar, desnundar, jogar luz sobre tudo que se apresenta no real. E uma lógica instrumental, que se diferencia da lógica meditativa dos antigos, e que permeia o pensamento iluminista.

870 Visualizações 1 Total
870 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.