Proposição

Conceito de Proposição

No âmbito da lógica formal clássica ou aristotélica, o termo Proposição designa um conteúdo verdadeiro ou falso expresso por uma afirmação. Para exprimir uma proposição são usadas frases, mas nem todas as frases exprimem uma proposição. De facto, são as frases declarativas que exprimem proposições; já as frases como as ordens, perguntas, desejos, promessas ou conselhos, só em casos especiais exprimem proposições.

Faz sentido pensar numa proposição não como a frase declarativa  em si mas antes como o seu significado ou pensamento que esta exprime. Numa frase declarativa o significado tem três componentes essenciais: (i) Denotação –  o estado de coisas que a frase afirma ser o caso; (ii) Conotação – os sentimentos, ideias ou emoções provocadas pela frase no destinatário; (iii) Ênfase – a importância relativa que o autor atribui aos diferentes elementos da frase. Para alguns estudiosos, apenas a proposição pode ser definida apenas pela componente ‘denotação’, mas outros defendem que a proposição é uma conjugação da componente ‘denotação’ e ‘conotação’ e outros ainda são da opinião de que todas as componentes são necessárias para definir a proposição.

232 Visualizações 2 Total
232 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.