Funcionalismo (ou Pensamento Funcionalista)

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Conceito de Funcionalismo

O Funcionalismo, ou Pensamento Funcionalista é doutrina ou corrente da antropologia e da sociologia que compara a sociedade a um organismo onde as diferentes parcelas da mesma exercem um determinado papel ou função necessária para o conjunto. Assim, o pensamento funcionalista é essencialmente o estudo do papel e das funções sociais de cada indivíduo e da cada instituição e de quais as suas consequências. Tem a sua base no organicismo do séc. XIX, e sobretudo no pensamento de Émile Durkheim, e teve como principais representantes dois sociólogos norte-americanos: Robert Merton e Talcott Parsons.

Segundo o Funcionalismo Sociológico, a sociedade é entendida como um sistema, em que tudo tem um sentido ou uma função social, quer se trate de ritos, de tradições, de usos, de instituição de grupos sociais. Neste pensamento dizer função passa a significar dizer satisfação de uma necessidade e o todo social é visto como uma totalidade orgânica, onde cada elemento tem uma função a desempenhar dentro de uma aparelhagem instrumental.

1923 Visualizações 1 Total
1923 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.