Fideísmo (Conceito, Definição, Significado, O que é)

O que é o Fideísmo

O fideísmo é a doutrina filosófico-religiosa que considera que acreditar em Deus é dar um salto para lá dos limites e da capacidade de compreensão da razão. Segundo esta perspetiva, a fé e a razão são incompatíveis, não se podendo colocar no mesmo cenário.

Esta doutrina defende assim, que as verdades morais, metafísicas e religiosas, como o caso da existência de Deus, a justiça divina após a morte e a imortalidade não se alcançam por via da razão, apenas sendo compreendidas por intermédio da fé. Desta forma, os fideístas defendem que as questões religiosas não podem ser explicadas por meio de argumentos ou provas, podendo ser apenas entendidas por via da fé.

Douglas Groothuis (professor de filosofia), escreveu a obra «Christian Apologetics: A Comprehensive Case for Biblical Faith» onde descreve o fideísmo assumindo várias formas mas tentando tornar a fé numa realidade auto-afirmativa que dispensa o reforço intelectual vindo do arsenal apologético clássico.

957 Visualizações 1 Total
957 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.