Esoterismo

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Conceito de Esoterismo

EsoterismoEsoterismo é um termo genérico de origem grega (esotero significa em português ‘que está dentro de’) referente a um tipo de interpretações filosóficas sobre a religião e o místico que coloca a ênfase no saber interior, que existe para além das aparências e do vulgar e que exige um esforço de introspeção para poder ser atingido. O contraponto do esoterismo é o exoterismo (do grego exotero que em português significa ‘que está fora de’), o que significa conhecimento a partir de fora. No seu sentido mais popular, designa um tipo de transmissão de conhecimento enigmático e fora do normal, com pendor oculto, e por isso muitas vezes associado a fraternidades secretas, a rituais de iniciação, à magia, ou ao sobrenatural.

Existem inúmeros exemplos de escritores, artistas e filósofos cujas obras são profundamente esotéricas. Na literatura salientam-se William Shakespeare (A Tempestade, Henrique V, Sonho de uma Noite de verão), William Blake (O Caminho do Céu e da Terra, Visões da Filha de Albion), Goethe (Fausto), ou ainda Gustav Meyrinck (O Rosto Verde). Na arquitetura merecem destaque diversas obras arquitetónicas do período românico e do período gótico, das quais Fulcanelli faz excelentes exposições nos seus livros O Mistério das Catedrais e Mansões Filosofais. Na pintura algumas das grandes referências são Francisco de Holanda, Jerónimo Bosch, William Blake e Lima de Freitas. Na música, referência para a A Flauta Mágica de Mozart, e para diversas peças maçónicas. No cinema são também muitos os exemplos, entre os quais Der Golem de Henrik Galeen, Meatings with Remarkable Men de Peter Brook, Excalibur de John Boornan.

643 Visualizações 1 Total
643 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.