Concreto

O que significa o termo Concreto

Concreto

No âmbito da filosofia, o termo concreto (do latim concretus, que é o particípio passado de concrescere e que em português significa ‘solidificar-se’) designa, geralmente, a realidade dos seres ou dos objectos tal como se nos apresentam através da experiência dos sentidos, ou seja, todas as entidades às quais conseguimos atribuir uma localização espácio-temporal. É, portanto, um ser, objeto (ou as suas representações), percebido sensorialmente e considerado na sua individualidade e na sua singularidade.

Opõe-se assim ao abstrato que se situa apenas no domínio do pensamento e não da existência material percebida pelas sentidos, e também ao geral que inclui as qualidades comuns a um conjunto de seres ou de objectos. Desta forma, o defensores da abstração, viam o concreto como um produto ‘colorido’ pela atividade dos órgãos sensoriais, e condicionado pelo estado psicofisiológico do sujeito, isto é, como uma mera ilusão subjetiva. Assim, para obter a verdade, seria necessário limpar esse produto do dito colorido, de forma a chegar ao abstrato, eternamente imutável.

2432 Visualizações 1 Total
2432 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.