Nasofaringe ou (Faringe Nasal)

Anatomia e Histologia

A Nasofaringe ou faringe nasal é o segmento que se estende na supraglote, sendo o seu limite superior a base do osso esfenoide e do osso occipital, situando-se anteriormente às duas primeiras vértebras cervicais e à frente do clivo e a parte inferior é constituída pelo palato mole, que é um órgão muscular revestido de mucosa, tanto na face
bucal como na faríngica, que separa a nasofaringe da orofaringe.

Relativamente às paredes, a anterior corresponde às fossas nasais posteriores, a posterior continua directamente com a da orofaringe, e as laterais contêm de cada lado, o pavilhão do tubo auditivo, onde atrás encontramos uma pequena cavidade, o sínus de Morgagni.

Em termos histologicos é uma zona revestida por epitélio respiratório e difere-se da orofaringe, que é uma área sujeita a atrito por causa da passagem de alimento.

Função

A sua função é permitir a passagem do ar pelos diferentes orgãos e é o local onde se realiza a drenagem dos tubos de Eustáquio, permitindo a correta ventilação dos ouvidos. É igualmente importante nas funções de produção de voz e respiração.

 

4616 Visualizações 1 Total
4616 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.