Urticária

A urticária é uma reação alérgica na pele. Manifesta-se pelo aparecimento de placas edematosas de cor avermelhada e elevadas, que produzem ardor e prurido…

Conceito de Urticária

A urticária é uma reação alérgica na pele. A palavra urticária significa “irritação por urtiga” e deriva de urtica, ou urtiga em latim. Manifesta-se pelo aparecimento de placas edematosas de cor avermelhada e elevadas, que produzem ardor e prurido. As lesões na pele diferem no seu tamanho e forma. A urticaria pode ocorrer como resultado de qualquer alergia a um alimento ou medicamento, se o alergénio for transportado até à pele, pela corrente sanguínea. A urticária pode ser desencadeada também por substâncias inaladas e por agentes infeciosos como bactérias e vírus, e manifestar-se após estímulos físicos como o calor, o frio, luz do sol, contacto com água e a pressão sobre a pele, entre outros. As picadas de insetos também são uma causa comum de urticária. As substâncias alergénicas ou os alergénios ativam células denominadas de mastócitos existentes na pele e estes libertam histamina entre outras substâncias químicas responsáveis pelos sintomas. Uma resposta aguda da urticária geralmente é mais intensa mas de curta duração, desaparecendo no máximo após 5 dias, enquanto numa resposta crónica, o quadro sintomático pode persistir por várias semanas, mas é menos intenso.

Em casos mais severos, juntamente com a urticária pode ocorrer o desenvolvimento de angioedema, que se caracteriza pelo inchaço das mucosas como lábios, pálpebras, garganta e vias respiratórias podendo dificultar a respiração.

Na maioria dos casos a urticária tende a desaparecer de forma espontânea, no entanto em casos mais graves, são usados anti-histamínicos, corticoides e também algumas loções calmantes para aliviar o prurido.

672 Visualizações 1 Total
672 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.