Terapia da Fala

Apresentação do conceito de Terapia da Fala: A Terapia da Fala é uma área de estudo e atuação cientifica que se encontra sob a tutela dos (…)

Conceito de Terapia da Fala

A Terapia da Fala é uma área de estudo e atuação cientifica que se encontra sob a tutela dos ministérios da Saúde e da Educação, fazendo parte da carreira de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica. Nos termos do artigo nº3 do Decreto-Lei n564/99, de 21 de Dezembro, no desenvolvimento das suas funções, o técnico de Terapia da Fala (terapeuta da fala) atua em conformidade com a indicação clinica, pré-diagnóstico, diagnóstico e processo de investigação ou identificação, concebendo, planeando, organizando, aplicando e avaliando ações de promoção de saúde e educação, de prevenção, de diagnóstico, de tratamento, de reabilitação e de reinserção do utente.

Atualmente, o campo de atuação de um terapeuta da fala é substancialmente alargado, abrangendo todas as alterações de Linguagem, Comunicação, Interação, Articulação, Voz e Fluência de utentes de todas as idades e ainda alterações na Deglutição ou associadas, o que permite que este profissional atue perante um número extenso de condições de saúde. Encontramos, atualmente, terapeutas da fala em equipas de Intervenção Precoce e equipas Locais de Intervenção na área educativa de crianças e jovens, nomeadamente nos Núcleos de Surdos e nas Unidades de Apoio à Multideficiência, e nas equipas de reabilitação para crianças e/ou adultos em áreas específicas como a Otorrinolaringologia, Ortodontia, Fisiatria, Pediatria, Psiquiatria, Cirurgia Plástica reconstrutiva dos órgãos fonoarticulatórios ou a Neurologia, em centros de apoio à população júnior e sénior ou ainda em unidades de Cuidados Continuados e Paliativos.

402 Visualizações 1 Total
402 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.