Alice Stewart

Biografia de Alice Stewart: Alice Stewart (1906-2002) foi uma cientista nascida em Sheffield, Inglaterra, que deu contributos importantes no estudo dos…

Biografia de Alice Stewart

Alice Stewart (4 de Outubro de 1906 – 3 de Junho de 2002) foi uma cientista nascida em Sheffield, Inglaterra, que deu contributos importantes no estudo dos efeitos da radiação na saúde humana. Alice Stewart estudou Medicina em Cambridge, sendo uma de quatro mulheres na altura entre trezentos homens no seu curso. Devido à proibição de mulheres médicas no estabelecimento médico de Sheffield, ela mudou-se para o Royal Free Hospital no norte de Londres, para ganhar experiência clínica.

Alice Stewart trabalhou em diversos estabelecimentos médicos até chegar a Oxford, onde realizou vários estudos científicos, nomeadamente, os efeitos da exposição de trabalhadores de fábricas de munições a TNT, os efeitos do tetracloreto de carbono e a prevalência de tuberculose entre os trabalhadores da indústria do calçado. A cientista dedicou-se também ao estudo da saúde infantil, em particular, da leucemia em crianças. Alice Stewart demonstrou uma ligação entre este tipo particular de cancro em crianças e a exposição das mães durante uma etapa precoce da gravidez.

661 Visualizações 1 Total
661 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.