Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação do Sistema Reprodutor Masculino
No ser humano, o sistema reprodutor masculino é responsável pela produção dos gâmetas – gametogénese -, pelo seu armazenamento, produção de secreções que envolvem os espermatozóides constituindo assim o esperma, pelo transporte e libertação do mesmo e pela copulação. É formado por órgãos externos, o pénis e o escroto, e internos, os testículos, um conjunto de vias genitais (o epidídimo, canais deferente e a uretra), e um conjunto de glândulas acessórias (vesícula seminal, próstata, glândulas bulbouretrais). Cada um deles com a sua função.
O escroto é uma prega externa da superfície corporal que envolve os testículos, estes são órgãos ovoides revestidos pela túnica albugínea são as gónadas do sistema reprodutor masculino, ou seja é o órgão responsável pela produção de gâmetas. Situados nas bolsas escrotais, que mantêm a temperatura um pouco abaixo da temperatura normal do corpo, fator essencial para a produção de gâmetas saudáveis, são constituídos por cerca de 200-300 lóbulos testiculares onde por sua vez se encontram os túbulos seminíferos, o local de formação dos espermatozóides. Entre os túbulos encontram-se as células de Leyding responsáveis pela produção de testosterona.
Pertencente às vias genitais, o epidídimo é um órgão em forma de vírgula situado na borda posterior do testículo e tem como função o armazenamento e amadurecimento dos espermatozóides. Por sua vez os canais deferentes e a uretra transportam e libertam o esperma.
A vesícula seminal, situada posteriormente à bexiga, e a próstata abaixo da porção inferior da bexiga, são responsáveis pela secreção de líquido seminal e prostático, que juntamente com os espermatozóides irão formar o sémen. O líquido seminal nutrirá e protegerá os espermatozóides enquanto o prostático diminuirá a acidez vaginal, através do seu pH alcalino, permitindo mais tempo de vida aos espermatozóides. As glândulas bulbouretrais segregam em pouca quantidade, com um pH alcalino de modo a lubrificar e neutralizar a acidez a uretra.
O pénis é o órgão copulador, de estrutura flácida, é formado por dois corpos cavernosos e um esponjoso, estes três corpos, sob estimulação, enchem-se de sangue, aumentam de volume e rigidez provocando assim a ereção. Na extremidade do corpo esponjoso forma-se uma dilatação onde abre a uretra, a glande, que é envolvida por uma prega designada prepúcio.