O osso parietal é um osso da cabeça, concretamente um osso do crânio, e é um dos dois ossos pares existentes no crânio. Junto com o temporal, o frontal e o occipital forma o crânio. Refere-se concretamente a um par de ossosque formam a parte superior da calvária craniana. Protegem o lobo parietal do cérebro e são parte integrante da composição do neurocrânio no esqueleto axial.
Orientação
A face convexa do osso parietal é externa, o bordo talhado em bisel é inferior e dos dois ângulos relacionados com esse bordo, o mais agudo é anterior e encontra-se situado num plano ligeiramente superior ao do ângulo posterior. A porção mais larga de todo o crânio está localizada entre os tubérculos parietais (eminências) dos dois ossos parietais.
Conexões
Os ossos parietais articulam-se com o osso frontal, com o occipital, um parietal com o outro parietal, o temporal e com o esfenóide.
Descrição do Osso
O osso parietal é um osso que apresenta a forma quadrilátera, com duas faces e com quatro bordos e quatro ângulos.
Face externa ou face exocraniana
A face externa é uma face convexa que apresenta, na porção média a bossa parietal (Tuber parietalis). Por baixo da bossa parietal podemos observar a linha curva temporal superior (linda temporais superior), onde se insere a aponevrose temporal e a linha curva temporal inferior (linda temporais inferior), onde se insere o músculo temporal. Muito perto do bordo superior e adiante do bordo posterior encontramos o buraco parietal (foramen parietal), que é o que dá passagem à veia emissária de Santorini.
Face interna ou face endocraniana
Esta face, que tem este nome porque está virada para dentro do crânio, apresenta na sua porção média a fossa parietal, onde podemos encontrar várias goteiras ramificadas (Sulcus arterial meningite mediae), cujo conjunto constitui a folha de figueira que é o lugar por onde passam os ramos da artéria meníngea média. Na vizinhança do bordo superior encontram-se as fosfates de Pacchioni (Foveolae granulares), que é o lugar onde se alojam os corpúsculos de Pacchioni, que se desenvolvem nas meninges.
Bordo superior
O Bordo superior do parietal apresenta uma hemigoteira que, quando é completada pela hemigoteira do parietal do outro lado, forma a goteira do seio longitudinal superior.
Bordo anterior
O Bordo anterior é a parte do osso parietal que articula com o osso frontal.
Bordo inferior
O Bordo inferior do osso parietal, articula-se com a escama do osso temporal.
Bordo posterior
O Bordo posterior do osso parietal articula-se com o osso occipital.
Ângulo Frontal
O ângulo frontal do osso parietal está a ântero-superior e articula-se com o osso frontal e com o osso parietal do lado oposto.
Ângulo esfenoidol
Esta parte do osso é a parte ântero-inferior e conforme é indicado pelo próprio nome articula-se com o osso esfenóide, mais particularmente a asa do esfenóide.
Ângulo Occipital
Este ângulo do osso parietal é póstero-superior e articula-se com o osso occipital e com o osso parietal do lado oposto.
Ângulo mastoideu
O ângulo mastoideu é póstero-inferior e articula com a apófise mastoideia e com a porção escamosa do osso temporal.
Ossificação do Osso parietal
O osso parietal é ossificado a partir de um único centro membranoso, que aparece na eminência parietal por volta da oitava semana de vida do feto. A ossificação gradualmente se estende de forma radial a partir do centro em direção às margens do osso. Em consequência deste processo os ângulos (onde se encontram as fontanelas) são as peças formadas por último, onde as fontanelas se formam.
Ocasionalmente, o osso parietal é dividida em duas partes, superior e inferior, por uma sutura antero-posterior.
References:
Anatomia Humana da Locomoção de J.A. Esperança Pina